domingo, 14 de junho de 2009

Futebol Feminino do Treze Foi Pioneiro na Região Nordeste


O Treze Futebol Clube surpreendeu todo Nordeste do Brasil ao formar a primeira equipe de futebol feminino da região, no dia 2 de maio de 1959. A ação, considerada vanguardista para a época, teve como interlocutora a professora Lourdes Passos.

Na ocasião foi criado o inédito Departamento de Futebol Feminino e as equipes foram divididas e denominadas Treze Azul e Treze Vermelho. O intuito era de realizar realizando jogos demonstrativos e amistosos com a finalidade de acarear fundos em beneficio da Casa do Menino.
Até então, o futebol feminino era algo completamente inusitado no país e somente haviam ocorrido algumas tentativas de implantá-lo no interior do estado de Minas Gerais e no Goiás.
A primeira partida de futebol feminino no nordeste chamou a atenção do torcedor de Campina Grande e chegou a ter uma renda de Cr$ 66 mil com público aproximando-se dos 3 mil pagantes. Para se ter uma idéia, o Estádio Presidente Vargas, em 1959, tinha capacidade oficial de 6 mil pagantes e a renda divulgada pela Liga Campinense de Futebol atestou que do inicio do ano até a partida de futebol feminino, somente na partida amistosa entre Treze x Bangu/RJ, ocorrida um mês antes, o estádio havia recebido um público daqueles, acima dos 50 mil Cruzeiros.


Fonte: Treze Futebol Clube: 80 anos de História - Mário Vinícius Carneiro Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário