quinta-feira, 11 de junho de 2009

Nossa História - O Goleiro Harry Carey


O lendário goleiro alvi-negro era famoso não apenas por fechar o gol, mas também por alguns episódios quase míticos em nossa cidade. Além de ser considerados por muitos como o maior arqueiro da história do Treze, Harry também acompanhava o famoso Jackson do Pandeiro em seus shows pela cidade com sua sanfona de oito baixos.

Outro episódio que virou folclore envolvendo o goleiro é a famosa atrasada de Urai. Reza a lenda que o zagueiro Urai numa tentativa de recuo encobriu o goleiro, este por sua vez deu um impulso para trás, segurou a bola no ar e completou a defesa dando um salto mortal. O goleiro caiu deitado dentro do gol, mas a bola permaneceu em suas mãos segurada em cima da linha.

Harry Carey na verdade era Sebastião Cordeiro dos Santos. Nascido em Águas Belas, PE, ainda pequeno se mudou para Arcoverde, PE, onde ganhou esse apelido por ser fã do ator de "bang-bang" Harry Carey.

Harry começou sua carreira no Democrático de Arcoverde. Foi descoberto pelo Treze num amistoso entre as duas equipes. Ao ser convidado pelo Galo não contou conversa, colocou sua sanfona na bolsa e partiu para Campina Grande para virar um dos maiores ídolos da história do Treze. Além do alvi-negro, o goleiro também defendeu o Bangu, Ceará e o Fortaleza, clube no qual encerrou a carreira como campeão cearense.

Sucesso por onde passou, Harry Carey ainda teve a honra de ser parabenizado por Obdúlio Varela, capitão da carrasca seleção uruguaia de 1950, que foi campeã da Copa do Brasil.

Em uma das suas mais últimas entrevistas, ao ser perguntado se alguma equipe paraibana endurecia jogos contra o poderoso Treze do início dos anos 50 ele respondeu:

"O Botafogo de João Pessoa , às vezes. Mas na maioria das vezes, o Treze sempre ganhava o jogo. Isto no PV ou no Estádio do Cabo Branco. O Treze era o Treze... era uma seleção !"
Harry Carey faleceu em 2005, deixando muitas saudades em todos os trezeanos que viram ele operar milagres inesquecíveis no Presidente Vargas.


Fonte: Treze Futebol Clube: 80 Anos de História - Mário Vinícius Carneiro Medeiros

www.trezefc.com.br

7 comentários:

  1. harry carey foi de fato o maior goleiro no brasilnos anos 50 e inicio dos 60. não existia tv e a cronica esportiva só via rio são peulo rs e minas. quem viu, como eu, não esqueçe. até obdulio varela dizia: como êle o uruguai não perderia em 54 para a hungria.

    ResponderExcluir
  2. meu nome é jose barros tenho 72 anos e reafirmo foi o melhor goleiro que o brasil já viu. um injustiçado assim como o veludo

    ResponderExcluir
  3. Os dois maiores goleiros do futebol Brasileiro. harry Carey e Veludo. Vi os dois jogando. Joaquim Bento

    ResponderExcluir
  4. Em 1954, o Goleiro titular e o goleiro reserva da Seleção Brasileira eram do Fluminense.

    ResponderExcluir
  5. Em 1954, o Titular da Seleção Brasileira era Castilho e o Reserva Veludo. Quem jogou todas as eliminatórias foi Veludo. Contra a Hungria trocaram e colocaram Castilho que, a meu ver, amarelou. Joaquim Bento

    ResponderExcluir
  6. Quero apenas com todo respeito contrariar a declaração acima. A Hungria era imbativel, pois dois golos da Alemanha os jogadores alemaes tiraram a bola das maos do Grocs, e Puskaz fez um gol no fim do jogo , tem video e deram um impedimento quando ele entrou na area com a bola dominada, e se vê no video um zagueiro alemão dentro da area. Maior roubo da historia dos mundiais, POIS UM EXISTIA A GUERRA FRIA .e um pais socialista NUNCA poderia ser campeão. Sempre a corrupta FIFA.

    ResponderExcluir